segunda-feira, 30 de maio de 2011

'Corrupção é endêmica', diz juiz de Campinas

O Juiz mandou prender 20 empresários, servidores públicos e políticos de Campinas, até o vice-prefeito da cidade, Demétrio Vilagra, do PT. "A corrupção no Brasil é endêmica", adverte Nelson Augusto Bernardes de Souza, o juiz que desmantelou organização criminosa para fraudes em licitações e desvios de recursos públicos que podem chegar a R$ 615 milhões.
Aos 40 anos, 15 de toga, três filhos - um menino de 11 anos e gêmeos de dois anos e meio -, casado com juíza, filho de desembargador federal - Nelson Bernardes - ele dirige a 3.ª Vara Criminal de Campinas.
Sua causa é a Justiça, a quem declara paixão e crença. Sua rotina são 6 mil processos e a multidão de réus anônimos e miseráveis - 90% das demandas relativas a roubos e o flagelo das drogas, que atribui a "desajustes, desigualdades sociais".
Seu desafio maior é o poderio do colarinho-branco, enraizado na máquina pública. Não é todo dia que cai em sua mesa uma papelada contra a corrupção. Quando isso se dá, e quando as provas amealhadas pelo Ministério Público o convencem, como agora, inapelavelmente ele manda prender.
No escândalo que assombra Campinas e aponta para nomes próximos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz rompeu costume secular do poder ao qual pertence e deu publicidade à sua decisão, invocando o interesse público. Citou decisão do ministro Otávio de Noronha, do STJ, em caso similar no inquérito 681 da Corte, e sua ordem tornou pública.

Um comentário:

Jorge da Juris-RJ disse...

Companheiros a Revista Juris – Judiciário em Revista por optar por independência editorial permanece ao lado da sociedade, reportando matérias exclusivas, que até então a chamada grande imprensa ignorou .Questionar o próprio Poder JUDICIÁRIO,através da conduta de alguns seus magistrados reforça a nossa independência. No artigo A Justiça está de Luto. Viva a Justiça,prestamos homenagem a juíza de Direito Patrícia Acioli, mas não sem antes questionar a postura de outros magistrados que não souberam ou ainda não sabem,dignificar o cargo de Juiz de Direito em nosso país.
Provavelmente o juiz NELSON AUGUSTO é um destes que exercem a função por sacerdócio,ms o que lamentamos que nem todos agem e pensam da mesma forma.
revistajuris.blogspot.com
contato@revistajuris.com.br
Jorge_ribeirosilva@hotmail.com
Central de Atendimento: 21- 2459 1032 – 9222 5353